AvaliaÃÃo da Rentabilidade do Cafà EcolÃgico, Sob CondiÃÃes Determinista e de Risco: O Caso Da Apa De Baturità / Evaluation of Return on Green Coffee, Under Determinist Condition And Risk Condition: The Case of the APA of BaturitÃ.

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

30/09/2008

RESUMO

A cultura do cafà se caracteriza hà dÃcadas como uma importante fonte de divisas para o Brasil, sendo em muito responsÃvel pelo seu crescimento e desenvolvimento econÃmico. No CearÃ, seus tempos Ãureos datam de 1950, na Ãpoca se colhia na serra de Baturità um cafà arÃbico reconhecido internacionalmente que enriqueceu muitos produtores. Mas esta regiÃo, atualmente, à uma Ãrea de preservaÃÃo ambiental (APA) formada principalmente por quatro municÃpios, Aratuba, Guaramiranga, Mulungu e Pacoti, que apresentam produÃÃo de cafà com sÃrias restriÃÃes. Os produtores sofrem pela especulaÃÃo imobiliÃria, a instabilidade dos preÃos e as baixas produtividades; como resistÃncia, tais produtores se enquadraram na produÃÃo do cafà ecolÃgico em busca de melhores diferenciais de preÃos. Assim, para o presente estudo, formularam-se os seguintes objetivos: caracterizar o processo produtivo da cultura do cafà ecolÃgico na APA de BaturitÃ; e, avaliar a sua rentabilidade sob condiÃÃes determinista e de risco. Para alcanÃar estes objetivos foram utilizados dados primÃrios, referentes à safra de 2007, e dados secundÃrios. Pelos resultados identificou-se um processo de produÃÃo sob condiÃÃes de sequeiro com pouca utilizaÃÃo de mÃo-de-obra familiar, reduzidos tratos culturais, nenhuma mecanizaÃÃo, inexpressivo uso de insumos e elevados gastos com mÃo-de-obra. A avaliaÃÃo determinista apresenta-se com alta rentabilidade mÃdia, margens e lucros mÃdios elevados, e pontos de equilÃbrio de rendimento, em sua maioria, abaixo da produÃÃo mÃdia; foram identificados melhores resultados para os menores proprietÃrios de terra, principalmente para os que tÃm mÃquinas de beneficiamento de cafÃ, assim como para os maiores proprietÃrios sem este tipo de investimento. No cÃlculo do valor estimado da terra, ocupada com plantio de cafà ecolÃgico, constatou-se preÃos bem superiores ao estipulado pelo INCRA no mais alto limite de valorizaÃÃo, porÃm com valor ainda inferior ao preÃo de mercado especulativo da terra na APA. Na anÃlise de Monte Carlo, regra geral, se identificou risco reduzido para a cultura; os piores resultados foram para os produtores com mÃquinas de beneficiamento de cafÃ; os maiores lucros mÃdios foram alcanÃados pelos pequenos proprietÃrios de terra, sem mÃquina beneficiadora. Os mÃdios e grandes proprietÃrios de terra mostraram-se mais rentÃveis na anÃlise de risco do que na determinista. Em nenhuma simulaÃÃo foi observado um valor estimado para a terra superior ao preÃo especulativo de mercado, mas em todas as simulaÃÃes seus valores mÃdios estimados para a terra foram superiores ao mais alto limite de valoraÃÃo apresentados pelo INCRA.

ASSUNTO(S)

risk return speculation apa green coffee risco rentabilidade especulaÃÃo apa cafà ecolÃgico economias agraria e dos recursos naturais

Documentos Relacionados