AvaliaÃÃo da aprendizagem de alunos com deficiÃncia: estudo de caso em uma instituiÃÃo de ensino superior da rede pÃblica de Fortaleza-Cearà / The learning evaluation for disabled students: a case study in a Public Institute of Higher Education in Fortaleza-CearÃ

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

06/05/2011

RESUMO

A avaliaÃÃo da aprendizagem voltada para o aluno com deficiÃncia à um elemento pedagÃgico de grande importÃncia, que pode auxiliar ou dificultar a inclusÃo do aluno na instituiÃÃo de ensino. A avaliaÃÃo inclusiva deve ser prospectiva, realizando um diagnÃstico das condiÃÃes cognitivas emergentes do aluno que apresenta algum tipo de deficiÃncia, nÃo devendo limitar-se à verificaÃÃo das suas capacidades adquiridas. Esse tipo de avaliaÃÃo superficial aparece como nociva, tendo em vista que pode rebaixar as expectativas dos profissionais da EducaÃÃo, especialmente do professor, em relaÃÃo a esse grupo especÃfico. A inclusÃo educacional do aluno com deficiÃncia se torna, portanto, um desafio, tendo em vista que as prÃticas cotidianas de todos os nÃveis de ensino ainda sÃo fortemente influenciadas por concepÃÃes tradicionais de avaliaÃÃo que acabam por excluir aqueles alunos que possuem maneiras diferenciadas de aprender e de vivenciar o mundo. A presente pesquisa teve como objetivo geral realizar uma investigaÃÃo da prÃtica de avaliaÃÃo da aprendizagem destinada aos alunos com deficiÃncia matriculados em cursos de graduaÃÃo e pÃs-graduaÃÃo do Centro de Humanidades (CH) e da Faculdade de EducaÃÃo (FACED) de uma InstituiÃÃo de Ensino Superior (IES) da rede pÃblica. Especificamente, intencionou-se: i) conhecer as dificuldades vivenciadas por alunos, professores e coordenadores na avaliaÃÃo da aprendizagem de alunos com deficiÃncia; ii) identificar as condiÃÃes de acessibilidade referentes Ãs prÃticas avaliativas; iii) reunir contribuiÃÃes de alunos, professores e coordenadores para uma prÃtica inclusiva de avaliaÃÃo de aprendizagem. Para esse propÃsito, foi realizada uma pesquisa de natureza qualitativa, na forma de estudo de caso. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram a entrevista semiestruturada e o questionÃrio. Foi realizada uma anÃlise de conteÃdo dos dados coletados. A amostra foi composta por: nove alunos com deficiÃncia; sete coordenadores de curso e dezenove professores, perfazendo um total de trinta e cinco sujeitos. Os resultados revelaram que as adaptaÃÃes realizadas para avaliar o aluno com deficiÃncia ainda sÃo insuficientes. As dificuldades se referem a uma formaÃÃo docente inadequada, à falta de adequaÃÃo fÃsica e estrutural e à ausÃncia de uma maior discussÃo sobre o tema. As sugestÃes apontam para a importÃncia de investimento em recursos materiais e humanos e para a adequaÃÃo dos espaÃos fÃsicos.

ASSUNTO(S)

educacao avaliaÃÃo da aprendizagem pessoa com deficiÃncia educaÃÃo inclusiva learning evaluation disabled students inclusive education estudantes universitÃrios com deficiÃncia deficientes - educaÃÃo(superior) - fortaleza(ce) estudantes universitÃrios - fortaleza(ce) aprendizagem - avaliaÃÃo - fortaleza(ce) universidade federal do cearà - estudantes educaÃÃo inclusiva - fortaleza(ce)

Documentos Relacionados