As significações da percepção na apreciação musical
AUTOR(ES)
Valeria Gobbi
FONTE
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia
DATA DE PUBLICAÇÃO
2011
RESUMO
Esta tese situa a temática das significações da percepção na apreciação musical, com base nos referenciais piagetiano e peirciano, nos quais foram privilegiadas noções referentes às manifestações simbólicas na música pelos sujeitos que participam de atividades didáticopedagógicas em cursos realizados em contextos diversos que visam à educação musical. Busca-se investigar como se manifestam nos pronunciamentos verbais dos participantes das sessões de apreciação musical desses cursos as percepções livres, entendidas como o sensível, mais diretamente ligadas a impressões variadas dos sujeitos, e elementos do conhecimento específico da área de música, problematizando, assim, o modo como se processa a aquisição dos conhecimentos musicais e a fruição da música, supondo-se que o conhecimento influencia na qualidade da apreciação de alguma forma, que varia para diferentes sujeitos. A metodologia foi constituída com base nos referenciais indicados; considera-se que as apreciações consistem no uso de signos verbais que retomam signos musicais ouvidos, os quais são signos semiológicos, cuja constituição tem um elemento sensorial e elementos de representação mental, cognitivos, que atendem a um processo progressivo de sistematização, com diferenças entre sujeitos que produzem as suas significações. O repertório de cada sessão de apreciação foi estabelecido seguindo um critério que articulou o conhecimento musical a um senso expressivo. O corpus é formado pelas respostas, produzidas por quarenta e oito sujeitos nos seguintes contextos: Galeria de Arte, cursos de graduação em Pedagogia, Licenciatura em Artes e de Música ¿ Licenciatura e Bacharelados, da Universidade de Passo Fundo. Os depoimentos foram apresentados e classificados de modo a mostrar indicadores de percepções predominantemente sensíveis, expressivas e musicais. Concluiu-se que, no tipo de proposta pedagógica de apreciação musical trabalhada, o sensível ressalta-se sempre acompanhado das outras formas, mas não é óbvio dizer que aqueles dotados de conhecimento musical também apresentam o sensível, o que se atribui ao modo como o curso foi dinamizado, com proposta de livre manifestação, aliando a estesia ao cognitivo.
ASSUNTO(S)
music música appreciation semiótica education semiotics
ACESSO AO ARTIGO
http://hdl.handle.net/10183/32162Documentos Relacionados
- Escala multidimensional aplicada aos estudos de apreciação musical
- ENSAIOS SOBRE MÚSICA E CONSTRUÇÕES CONTEMPORÂNEAS: compreensão musical por meio da apreciação
- Considerações sobre as significações da psicologia clínica na contemporaneidade
- Percepção musical como compreensão da obra musical: contribuições a partir da perspectiva histórico-cultural
- As atividades de apreciação musical em diálogo com o desenho: uma análise das primeiras expressões do conhecimento musical por crianças de 3 a 6 anos