As corporalidades do trabalho bailarino: entre a exigência extrema e o dançar com a alma
AUTOR(ES)
Almeida, Dóris Dornelles de, Flores-Pereira, Maria Tereza
FONTE
Rev. adm. contemp.
DATA DE PUBLICAÇÃO
2013-12
RESUMO
O contexto de desenvolvimento das pesquisas de corpo na Administração requer uma investigação que permita uma compreensão corporificada (não representacional) desse campo do conhecimento. Para isso, refletimos sobre estudos de corpo e corporalidades nos campos da Administração e da Dança (ballet), assim como informações de uma etnografia realizada em uma importante companhia de dança brasileira, a Dançar Companhia de Dança (nome fictício). O objetivo deste artigo é investigar como os bailarinos da Dançar corporificam (embody) seu trabalho bailarino. Apontamos para três importantes processos de corporificação do trabalho bailarino, quer sejam: a corporificação das dores e lesões, a corporificação de um tipo de corpo e de movimentação corporal e, por fim, a dificuldade de corporificar o dançar com a alma. Compreendemos que tais corporalidades se constituem a partir de um contexto mais amplo do que o da organização Dançar, pois incluem questões de hierarquia e disciplina, assim como composições sócio-histórico-culturais do campo da dança. Sob a perspectiva prática, analisamos que a exigência - organizacional e do campo da dança - por tais corporalidades acarreta tanto o uso extremo do corpo bailarino, quanto a vivência limitada da dança por esses trabalhadores artistas.
ASSUNTO(S)
corpo corporalidade (embodiment) trabalho bailarino companhias de dança etnografia
Documentos Relacionados
- Trabalho de alta exigência entre professores:associações com fatores ocupacionais conforme o apoio social
- Movimento expandido: Confluência entre a dança e o teatro na criação do bailarino
- As mulheres pela história: corpo, alma, trabalho e deslocamentos
- Trabalho corporal do ator e do bailarino : Um ponto de confluência metodológica
- Entre a inibição e o ato: fronteiras do trabalho analítico com crianças