As condições de oferta da disciplina de Controladoria em cursos de Ciências Contábeis na região metropolitana de São Paulo

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

31/08/2011

RESUMO

Controladoria é um assunto dos mais interessantes, seja pelos aspectos que causam divisões de opiniões como pelas oportunidades profissionais existentes na área. Todavia, tanto para posicionar-se como para candidatar-se às vagas existentes, é necessário que o profissional tenha uma formação que o capacite. A maioria dos cursos de Ciências Contábeis no Brasil e em particular na Grande São Paulo são oferecidos no período noturno e freqüentados por alunos que vieram da escola pública com sérias deficiências educacionais, que trabalham durante o dia e se defrontam com diversas dificuldades. O problema investigado neste estudo diz respeito às condições de ensino da disciplina Controladoria em cursos de Ciências Contábeis das IES da região metropolitana de São Paulo, se há diferença significativa entre essas condições nos cursos bem avaliados pelo MEC em relação aos demais e qual é a percepção de professores e coordenadores responsáveis por tais cursos com relação ao assunto. O trabalho foi elaborado com base em pesquisa de campo realizada com professores e coordenadores de 21 IES divididas em 2 grupos, sendo o grupo 01 composto por 14 IES com conceito de ENADE mínimo de 3 e o grupo 02 com 7 IES com conceito menor que 3. Houve também pesquisa documental fundamentada nos planos de ensino da disciplina nas várias IES objeto da pesquisa. Os aspectos avaliados como diferencias das IES do grupo 01 foram: indicação de outras fontes bibliográficas além de livros; experiência profissional do docente na área de Controladoria; discussão dos conteúdos de Controladoria com outros professores do curso e identificação por parte dos alunos da integração dos conteúdos de outras disciplinas do curso com Controladoria. A pesquisa documental apontou como principais diferenciais das IES do grupo 01: maior diversidade e detalhamento dos conteúdos abordados; indicação de um maior número de referências bibliográficas que incluem autores estrangeiros; menor transparência quanto à avaliação final na disciplina e maior variação nas estratégias de ensino utilizadas.

ASSUNTO(S)

controladoria contabilidade - estudo e ensino (superior) ciencias contabeis controllership accounting - study and teaching (higher)

Documentos Relacionados