Análise técnico-econômica de filtro anaeróbio utilizado para o tratamento de efluentes líquidos de indústria de laticínios: estudo de caso

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2006

RESUMO

A cadeia agroindustrial de leite no Brasil é uma das mais importantes, tanto pela questão económica quanto pela social. Diante das características do setor surgem também problemas ligados, principalmente, ao controle ambiental, pois as indústrias de laticínios produzem razoável quantidade de efluentes líquidos e com carga orgânica elevada. O Estado de Minas Gerais, por exemplo, possui cerca de 1250 indústrias de laticínios formalmente constituídas, sem qualquer tipo de tratamento de seus efluentes líquidos, lançando-os diretamente nos corpos receptores. A opção pela utilização de somente uma fase anaeróbia, como tratamento dos efluentes gerados pela atividade, capaz de reduzir as concentrações de matéria orgânica em níveis aceitáveis pela legislação, exige um maior conhecimento a respeito do funcionamento do filtro anaeróbio. O presente trabalho aborda a avaliação de desempenho de um filtro anaeróbio, em escala real, utilizado para o tratamento de efluentes de uma indústria de laticínios de médio porte. O foco principal do trabalho é a análise da influência da altura da camada de meio suporte e das cargas hidráulica e orgânica aplicadas, sobre o desempenho verificado em cada compartimento vertical do filtro. O fluxograma do sistema de tratamento incorpora unidades de peneiramento estático, de neutralização e equalização de vazão e de flotação, além do filtro anaeróbio objeto do estudo. O filtro apresenta volume útil total de 997 m3, sendo que o meio suporte (brita no. 4 de escória de alto forno) ocupa um volume de 862 m3. Após 12 meses de monitoramento ininterrupto, verificou-se que as concentrações e as eficiências de remoção de DQO filtrada não se alteraram substancialmente já a partir da altura de meio suporte de 0,60 m, correspondente aos seguintes parâmetros operacionais do filtro anaeróbio: TDH = 76 h e COV = 0,63 kgDQO/m3.d. As concentrações de ácidos graxos voláteis no interior do filtro foram muito baixas durante todo o período operacional, indicando a sua rápida conversão em gás metano. No todo, o sistema de tratamento apresentou um bom desempenho, sendo que a eficiência global de remoção de DQO do sistema atendeu de forma bastante satisfatória a legislação vigente no Estado de Minas Gerais. PALAVRAS-CHAVE: Filtro anaeróbio, efluentes industriais, efluentes de laticínios, tratamento de efluentes.

ASSUNTO(S)

engenharia sanitária teses. saneamento teses. meio ambiente teses. recursos hídricos desenvolvimento teses. digestão anaeróbica teses. Águas residuais purificação filtração teses. resíduos industriais aspectos ambientais teses.

Documentos Relacionados