Analise multivariada de atributos microbiológicos e químicos do solo em cafeeiro conilon sob manejo orgânico e convencional.

AUTOR(ES)
FONTE

SIMPÓSIO DE PESQUISA DOS CAFÉS DO BRASIL

DATA DE PUBLICAÇÃO

2011

RESUMO

O cultivo de Coffea sp. utilizando o manejo convencional e orgânico abrange grandes áreas, entretanto, há falta de informação sobre a sustentabilidade dessas formas de cultivo. No presente trabalho, teve-se por objetivo realizar uma análise conjunta das características químicas e microbiológicas do solo cultivado com cafeeiros Conilon (C. canephora) em manejo orgânico e convencional. Foram selecionadas duas áreas cultivadas com café Conilon (manejo orgânico e convencional) e uma área de fragmento de Mata Atlântica, utilizada como referência. Realizou-se análise química, granulométrica, carbono e nitrogênio da biomassa microbiana e atividade respiratória de microrganismos do solo, em janeiro e julho, na profundidade de O a 10 cm e 10 a 20 cm. Os dados foram submetidos à análise multivariada das variáveis. O carbono da biomassa microbiana foi o atributo microbiológico do solo que mais contribuiu para agrupar as diferentes formas de cultivo. O solo da Mata Atlântica seguido pelo do café Conilon sob manejo orgânico apresentaram os melhores índices da qualidade do solo. Há certa divergência entre os manejos de café orgânico e convencional e uma maior proximidade do manejo do café Conilon orgânico com o fragmento de Mata Atlântica de referência, o que permite sugerir que o manejo orgânico é mais sustentável.

ASSUNTO(S)

qualidade do solo atividade da biomassa microbiana carbono e nitrogênio da massa microbiana café sustentável análise multivariada cafeeiro conilon. café método estatístico

Documentos Relacionados