AnÃlise de dados do detector de ondas gravitacionais Allegro: verificaÃÃo de assinaturas de sistemas de mini-buracos negros.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2005

RESUMO

Neste trabalho construÃmos um filtro digital do tipo "matched dois modos" para verificarmos assinaturas de um sinal impulsivo, de radiaÃÃo gravitacional, emitido por um sistema de mini-buracos negros de 0,5 massa solar pouco antes de sua coalescÃncia. Para determinar a forma de onda irradiada pelo sistema, foram utilizadas as equaÃÃes de campo da Teoria da Relatividade Geral e a teoria do universo em expansÃo de Friedmann. Consideramos que os mini-buracos negros foram formados no universo jovem com temperatura em torno de 1Gev. As caracterÃsticas do detector ALLEGRO foram apresentadas, e verificamos que este detector à sensÃvel ao sinal estudado. Foi determinada a taxa de eventos que à de 0,05 por ano para nossa galÃxia e de vÃrios eventos em nosso grupo local de galÃxias. A curva da densidade espectral dos ruÃdos do ALLEGRO foi determinada. Com os dados referentes ao sinal e a curva da densidade espectral dos ruÃdos determinada, foram calculados os coeficientes do filtro digital e elaborada as rotinas computacionais para a anÃlise dos sinais. ApÃs filtrar os dados referentes ao ano de 1997, identificamos vÃrios sinais candidatos a ondas gravitacionais. Mostramos que o filtro construÃdo à mais eficaz que o anterior de um modo, pois a temperatura do ruÃdo foi reduzida. TambÃm demonstramos que os filtros para uma fonte impulsiva especÃfica tem a caracterÃstica de detectar sinais proveniente de outras fontes do mesmo tipo.

ASSUNTO(S)

teoria da relatividade filtros digitais detectores de ondas gravitacionais processamento de dados buracos negros (astronomia)

Documentos Relacionados