Análise das práticas de sustentabilidade utilizadas na gestão da cadeia de suprimentos: pesquisa de campo no setor automotivo.

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

20/03/2012

RESUMO

O desequilíbrio ambiental decorrente de ações do homem sobre o meio ambiente obrigou os principais governos do mundo a incluir questões ambientais nas suas reuniões. Este desequilíbrio é conseqüência do consumo descontrolado dos recursos naturais e da geração de resíduos e emissões atmosféricas que se intensificaram desde a revolução industrial. O homem tem a responsabilidade de desenvolver práticas para minimizar os impactos de suas atividades ao meio ambiente. Esta pesquisa tem como objetivo identificar e analisar as práticas mais valorizadas de sustentabilidade, aplicadas por empresas integrantes da cadeia de suprimentos automotiva. O setor automotivo foi escolhido pelo fato de ter sido referência com relação às práticas de qualidade e pelo fato de possuir grande influência entre as empresas participantes de sua cadeia de suprimentos, facilitando, assim, a disseminação de práticas sustentáveis. O método utilizado foi uma revisão bibliográfica sobre o assunto e uma pesquisa de campo nas empresas integrantes da cadeia de suprimentos automotiva e localizadas na região do ABC. O instrumento para coleta de dados das empresas foi um questionário, utilizando uma escala de Likert de 5 pontos. Como resultado, foram identificadas as práticas de sustentabilidade mais valorizadas pelas empresas, sendo elas: evitar ou reduzir o uso de substâncias perigosas, envolver os fornecedores nas etapas de projeto, conformidade com a legislação ambiental, monitoramento e redução da geração de resíduos perigosos e efluentes industriais, monitoramento e redução do consumo de recursos naturais, certificação ISO 14001, cooperação dos fornecedores para a produção mais limpa / enxuta e diminuição da frequência de acidentes ambientais. Em conjunto com as práticas sustentáveis, foram identificadas as práticas mais relevantes referentes aos desempenhos econômico e operacional dos fornecedores, sendo elas: quantidade de produtos entregues no prazo, compromisso com a gestão da qualidade, tempo de entrega, taxa de cumprimento de pedidos, custos com transporte de produtos e consistência dos preços com a média do setor. Os resultados obtidos podem servir como base de direcionamento para novos estudos sobre o assunto e contribuir com a literatura sobre o tema.

ASSUNTO(S)

sustentabilidade práticas sustentáveis cadeia de suprimentos indústria automotiva engenharia de producao sustainability sustainable practices supply chain automotive industry

Documentos Relacionados