Análise da alteração dos níveis de compostos sulfurados voláteis no hálito por meio de dois protocolos de higene bucal. / Analysis of the changing levels of volatile sulfur compounds in breath through two protocols oral highlands.

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

29/02/2012

RESUMO

O objetivo deste estudo clínico foi avaliar a eficácia de dois regimes de higiene bucal em alterar os níveis de compostos sulfurados voláteis (CSV) no hálito e as proporções dos microrganismos bucais. Para este fim, 70 indivíduos adultos previamente selecionados participaram de uma fase de pré-tratamento de 10 dias, onde foram instruídos a escovar os dentes duas vezes ao dia durante um minuto com pasta de dentes (flúor) e se abster de qualquer procedimento de limpeza macânica ou química da língua. Na fase inicial, foram incluídos no estudo os indivíduos que apresentaram uma média organoléptica ≥ 3,0 e, a seguir, foram randomizados para um dos seguintes protocolos de estudo: Escovar duas vezes por dia durante um minuto com pasta de dentes (Protocolo 1), ou em associação com bochecho duas vezes por dia, durante 30 segundos, com 20 ml de um enxaguatório bucal contendo 0,075% Cloreto de cetilpiridínio (CPC) (Protocolo 2). Os sujeitos foram instruídos a seguir o seu regime de higiene oral atribuído, em casa por 21 dias. Após esta fase, todos os indivíduos foram avaliados no início da manhã (12 horas depois dos últimos procedimentos de higiene bucal - noite). Subsequentemente, eles realizaram um procedimento de higiene bucal e receberam um segundo exame (4 horas mais tarde). Os sujeitos foram avaliados por 3 juízes de odor do hálito treinados e calibrados, e também pelo equipamento Oralchoma para detectar os níveis e concentrações de CSV. Um pool de amostras de saliva, de biofilme supragengival e saburra língual foram coletadas de cada sujeito e analisadas para 40 espécies bacterianas por meio do Checkerboard DNA-DNA hybridization. Setenta indivíduos iniciaram e completaram o estudo clínico. Não foram relatados eventos adversos. Ambas as terapias melhoraram os índices organolépticos (p <0,05), mas os níveis de CSV ou suas concentrações, foram reduzidas apenas no Regime 2 (p <0,05 - Friedmann e Dunn testes). Os sujeitos que bochecharam com CPC exibiram uma redução estatíticamente significante de 35% (p<0.05) nos escores de mau odor oral, em comparação ao grupo que não o fêz. Além disso, na avaliação de quatro horas apresentaram uma redução estatisticamente sigificativa 49% (p<0,05), quando comparado com o grupo que somente escovou. A análise microbiológica demonstrou que o protocolo 2 foi capaz de reduzir o complexo vermelho.

ASSUNTO(S)

halitose higiene oral enxaguatório bucal cloreto de cetilpiridíneo terapia. halitosis oral hygiene mouthwash cetilpyridinium choloride therapy. odontologia

Documentos Relacionados