Alguns componentes da macroflora da formação itaquaquecetuba, paleógeno da bacia de São Paulo e suas evidências paleoclimáticas. / Some components of macroflora training Itaquaquecetuba, Paleogene basin of São Paulo and its paleoclimatic evidence.

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

29/05/2012

RESUMO

Esse documento versa sobre um estudo taxonômico de novos elementos componentes da macroflora Itaquaquecetuba, ocorrente no município homônimo (do estado de São Paulo) e suas evidências paleoclimáticas. O material estudado corresponde ao registro fitofossilífero preservado em camadas argilosas da Formação Itaquaquecetuba, documentando uma vegetação que medrou durante o Paleógeno, não só na área de Itaquaquecetuba, mas por toda a área da bacia sedimentar de São Paulo e, provavelmente, também, por grande parte do Planalto Atlântico. Essa tafoflora foi preservada na forma de impressões, compressões e piritizações ou marcassitizações foliares e caulinares envolvidas por folhelhos ou argilitos de cor cinza, com tons mais claros ou mais escuros. A boa preservação permite observar, além do contorno, detalhes de arquitetura foliar, de estruturas caulinares e alguns vestígios de frutos ou sementes. Seu estudo foi feito através de observação em estereomicroscópio óptico, com câmara clara, sobre fotomacrografias, fotomicrografias e em microscopia eletrônica de varredura (MEV). O material foi analisado, do ponto de vista morfográfico da fisiognomia foliar e taxonômico. Além dos macrofitofósseis já conhecidos de estudos anteriores, foram aqui identificados novos elementos: Microgramma cf. M.persicariifolia, Podocarpus cf. P.dubius, Bauhinia sp. e Leandra sp. Os resultados obtidos com a pesquisa sugerem a presença de uma vegetação adaptada para um clima muito quente e úmido da Floresta Ombrófila Densa (na época, com temperatura média anual ao redor de 27C a 28C). O ambiente de deposição sugerido pela tafonomia dos fitofósseis seria calmo e redutor, possivelmente em meandros abandonados da planície de inundação de um sistema fluvial meandrante ocorrente na bacia hidrográfica do paleorio Tietê, durante o Paleógeno.

ASSUNTO(S)

paleógeno itaquaquecetuba bacia de são paulo microgramma podocarpus bauhinia leandra. paleogene itaquaquecetuba, são paulo basin, microgramma. podocarpus, bauhinia, leandra. geologia ambiental

Documentos Relacionados