Algumas formas musicais em setenta variações
AUTOR(ES)
Maria de Almeida Penalva
DATA DE PUBLICAÇÃO
1996
RESUMO
Esta dissertação parte das seguintes questões: Como resolver o problema da forma em uma composição musical? Seria possível realizar uma peça que comportasse vários processos formais praticados em diferentes períodos históricos?o objetivo é fazer um estudo de alguns procedimentos conhecidos através da história e aplicá-Ios na criação de uma peça constituída por variações. O trabalho se divide em: . Levantamento e estudo de formas, técnicas na composição. . Setenta Variações; . Análise da composição realizada. processos característicos e suas o estudo das peças se constituiuem uma análise realizada em três níveis: os da micro, médiae macroestrutura,considerandoem cada um deles os parâmetros:altura,ritmo,timbree textura. Como resultado, a criação de uma peça: Setenta Variações sobre um tema, as quais são também analisadas, concluindo o projeto. A composição tem a forma de Temas e Variações. As Setenta Variações sobre o tema podem ser chamadas transatonais, constituídas sobre um tema de doze notas e 5 acordes que apresentam liberdade do seu uso. Estas Variações são em cada grupo: de I a XX - Chacona; de XXI a XXX - Canônicas;de XXXI a XL - Sonata; de XLI a L - Rondó, de LI a LX .. Gregorianas; LXI a LXVIII - Flash-Back;LXIXe LXX- Prelúdioe Fuga Breve
ASSUNTO(S)
partituras forma musical apreciação musica para piano - analise
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