Adoção de tecnologias de informação e comunicações na oferta de serviços de saúde: o caso das clínicas privadas de terapia renal substitutiva da Bahia. / Adoption of information and communication technologies in health services: the case of the dialysis clinics of the Bahia.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2007

RESUMO

Tem sido observada nos últimos anos uma crescente ampliação do nível de conhecimento relativo à inovação nas firmas, inclusive sobre a adoção/difusão de tecnologias da informação e comunicações (TICs). Todavia, há relativa escassez de trabalhos dedicados ao exame empírico desta problemática, nas firmas do Setor Saúde, particularmente na área de serviços. O objetivo geral desta dissertação é investigar a adoção e utilização de TICs nas clínicas privadas de Terapia Renal Substitutiva (TRS) da Bahia. Para tanto, foi realizado um estudo de caso nas firmas, aplicando-se, junto aos gestores das clínicas, um questionário de pesquisa adaptado da RedeSist e da PINTEC. A amostra abrangeu as 20 empresas arroladas no CNES/MS, tendo sido obtido 60% de aproveitamento. As informações coletadas, de caráter quantitativo, foram analisadas a partir das distribuições de freqüências das respostas dos entrevistados. Concluiu-se que o problema da adoção de TICs não está no acesso das clínicas de diálise às mesmas, mas sim no subaproveitamento do seu potencial econômico. Esta dissertação, de modo a fundamentar a investigação, apresenta ainda: (i) uma revisão da literatura neo-schumpeteriana (lato sensu) e, mais especificamente, sobre adoção/difusão de novas tecnologias; (ii) e uma análise do ambiente de atuação das clínicas de diálise, discutindo-se os fatores estruturais e institucionais que incidem sobre o segmento de TRS, notadamente a regulação pelo Governo Federal e a necessidade de capital.

ASSUNTO(S)

saúde tecnologia da informação economia economia da saúde new technology adoption serviços dialysis clinics health services offered clínicas de diálise information and communication technology

Documentos Relacionados