ACCESSIBILITY OF PHYSICAL PERSON WITH DISABILITIES: the case of the Federal University of Sergipe - City University Professor José Aloisio Field. / ACESSIBILIDADE DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA FÍSICA: o caso da Universidade Federal de Sergipe - Cidade Universitária Professor José Aloísio de Campos.

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

21/03/2012

RESUMO

A inclusão educacional é o tema mais candente nos estudos sobre políticas educacionais, inclusive no ensino superior. O Governo Federal, por meio das Políticas Públicas Educacionais, pretende estabelecer uma educação para todos, com base na Constituição Federal de 1988, promovendo várias ações, como o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI). Através deste Programa, foi instaurado, na Universidade Federal de Sergipe (UFS), a Política de Ação Afirmativa, instituindo as cotas conforme a Resolução n 80/2008/CONEPE. Tal Política garante aos grupos menos favorecidos o ingresso à Universidade por meio da oferta de vagas de cursos de graduação às pessoas com deficiência. Com esta ação, a UFS se defronta com o desafio de ver potencializado o número de alunos com deficiência. O crescente ingresso do deficiente físico nesta Universidade acontece devido a estas políticas de ações afirmativas. Entretanto, a pessoa com deficiência precisa de um ambiente totalmente acessível de modo a minimizar o surgimento de barreiras durante a carreira universitária e possibilitar a conclusão da graduação. O objetivo deste trabalho consistiu, portanto, em identificar as dificuldades de acessibilidade encontradas pelas pessoas com deficiência física na Universidade Federal de Sergipe, especificamente na Cidade Universitária Professor José Aloísio de Campos. Para tanto, neste trabalho, optamos pela proposta do estudo de caso, a partir da modalidade de pesquisa qualitativa sem menosprezar a questão quantitativa. Os principais resultados desta investigação demonstram que, ainda há muito que ser feito para incluir realmente o deficiente físico na Cidade Universitária professor José Aloísio de Campus, pois lá encontramos barreiras como falta de acesso aos prédios com dois pavimentos, banheiros sem adaptação para a pessoa com deficiência, pisos sem manutenção, entre outros.

ASSUNTO(S)

ações afirmativas deficiência física inclusão no ensino superior sergipe universidade federal de sergipe educacao affirmative action disability federal university of sergipe inclusion in higher education sergipe

Documentos Relacionados