A presença das ideias da Escola Tropicalista Baiana nas teses doutorais da Faculdade de Medicina (1850-1889) / The presence of the Tropicalist Baiana Schools ideas in the doctoral theses of the Medicine College (1850-1889)

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

14/11/2012

RESUMO

Nesta pesquisa abordamos as Teses Doutorais da Faculdade de Medicina da Bahia da segunda metade do século XIX, período de um contexto controverso, de desenvolvimento do país e também de doenças que causaram a morte de muitos trabalhadores e de escravos. Nas ciências médicas predominavam as teorias miasmáticas e práticas como quarentena e sequestro para combater as epidemias. Devido a essa situação surgem discussões e debates no cenário científico e, também, reformas no ensino que, por sua vez, permitiram mudanças na Faculdade de Medicina. Assim, surgem outras práticas médicas e também os trabalhos originais dos médicos da Escola Tropicalista Baiana, que dedicados à assistência aos mais pobres e fundamentados nas teorias parasitárias estudam as doenças tropicais. Por conseguinte, a investigação das Teses Doutorais nos revelou que a Faculdade de Medicina da Bahia, a partir da década de 70, adota para o ensino médico as ideias e os trabalhos originais da Escola Tropicalista Baiana e modifica sua trajetória no Brasil.

ASSUNTO(S)

historia das ciencias teses doutorais faculdade de medicina escola tropicalista baiana history of science doctoral theses medicine college tropicalist baiana schools

Documentos Relacionados