A performance do leitor diante da oralidade poética: passagens de indecisão

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

30/07/2012

RESUMO

Este estudo traz para o centro das reflexões um tema considerado às bordas da cultura brasileira: as poéticas orais e sua performance. Objetivamos descrever, analisar e fundamentar os procedimentos teóricos e práticos aplicados ao trabalho com a poesia oral, no espaço formal e informal de educação e cultura, e ainda, verificar a sua contribuição na formação leitora do indivíduo. Nesse intuito, levantamos inicialmente a problemática conceitual e prática dos pesquisadores e profissionais que trabalham com a oralidade. Recorremos às concepções teóricas de estudiosos como: Ferreira (2010), Fares (2010), Feitosa (2008), Todorov (2009) dentre outros. Já, em 2011, realizarmos uma entrevista com um grupo de 27 professores de Uberlândia - MG, atuantes na área de Língua Portuguesa, acerca do ensino de Literatura na rede pública. Por meio desta pesquisa e dos estudos realizados pudemos constatar que o ensino de Literatura ocorre, muitas vezes, de forma ineficiente, o que contribui pouco para a formação de leitores. A presente pesquisa abrange, também, duas importantes manifestações contemporâneas da oralidade poética: primeiramente descrevemos, analisamos e fundamentamos a prática pedagógica de um professor uberlandense da rede pública - no projeto Oficina de Leitura e Produção de Textos Poéticos, oferecido a estudantes do Ensino Fundamental, no segundo semestre de 2011. Para isso, observamos e registramos as aulas ministradas nas oficinas, destacando não só o trabalho do professor mediador, mas também a recepção dos estudantes. Durante a pesquisa, entrevistarmos ainda os integrantes desse projeto, cujo término culminou com a realização de um Recital de Poesias, o qual foi acompanhado, analisado e registrado por meio de fotos, e gravação mp3. Nossa investigação englobou, também, um Jogral Uberlandense, formado por profissionais autônomos que declamam poesias há mais de uma década, em um programa poético radiofônico da cidade. Assim, acompanhamos e registramos - por meio de gravação mp3, filmagens e fotos toda a performance do Jogral nos seus diferentes espaços: nos ensaios, em estúdio e ao vivo; além de entrevistarmos cada um dos declamadores e alguns ouvintes do programa radiofônico . A partir desses dois fenômenos estudados e da pesquisa com os professores da rede pública, pudemos contribuir com reflexões teóricas sobre performance, recepção, mediação e leitura, fundamentados especialmente pelas concepções de Zumthor (2007), Bajard (2005), Barthes (1987), Jauss e Iser (1979) e Michèle Petit (2010). Concluímos, com essa investigação, que metodologias voltadas para a oralidade poética e sua performance embora muito pouco utilizadas pelos mediadores e educadores contribuem significativamente no processo de formação de leitura, processo este que é contínuo e que acompanha o ser humano em todas as fases da vida. Portanto, as poéticas orais em performance poderiam ser mais valorizadas, e de fato utilizadas, tanto no espaço formal quanto no ambiente informal de educação e cultura, contribuindo, assim, na formação leitora dos indivíduos.

ASSUNTO(S)

oralidade poética performance recepção leitura formação do leitor teoria literaria literatura poesia leitores - formação e desenvolvimento poetic orality performance reception reading reader formation

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