A Parada LGBT e os espaÃos pÃblicos: a afirmaÃÃo da diversidade sexual em Campinas. / The LGBT Parade and public spaces: the affirmation of sexual diversity in Campinas.

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT

DATA DE PUBLICAÇÃO

20/12/2012

RESUMO

O trabalho parte do princÃpio de que hà interaÃÃes entre as mudanÃas observadas na sociedade e as concepÃÃes e usos dos espaÃos pÃblicos. Aborda a realizaÃÃo da Parada de LÃsbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais e analisa como esse evento se articula com as re-significaÃÃes operadas, nos Ãltimos anos, nos espaÃos pÃblicos centrais de Campinas. As dinÃmicas que se estabeleceram entre os atores envolvidos no processo de construÃÃo da Parada revelaram o conteÃdo destas interaÃÃes estudadas a partir de dois aspectos relevantes dos espaÃos pÃblicos centrais: (1) o potencial simbÃlico â reforÃado pela escolha dos trajetos percorridos, na interlocuÃÃo com o poder pÃblico, pela Parada, que na busca de legitimidade polÃtica e pÃblica do evento associou-se ao resgate histÃrico dos espaÃos pÃblicos centrais mais emblemÃticos na vida social e urbana da cidade; e (2) a natureza destes espaÃos â re-significados como lugares urbanos de convÃvio democrÃtico, de afirmaÃÃo da diversidade sexual e de inclusÃo social, pela crescente legitimaÃÃo da Parada e de outras atividades da Comunidade de LÃsbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais, que vem contribuindo para a requalificaÃÃo urbana dos espaÃos centrais de Campinas como espaÃos pÃblicos e democrÃticos.

ASSUNTO(S)

arquitetura e urbanismo lgbt parade and sexual diversity campinas requalificaÃÃo urbana re-significaÃÃo dos espaÃos pÃblicos centrais espaÃos livres urbanos parada lgbt e diversidade sexual campinas urban regeneration resignification central public spaces urban spaces




Comentários