A Harmonia tonal de Schoenberg: uma proposta para a análise, realização e composição de lead sheets
AUTOR(ES)
Araújo, Fabiano, Borém, Fausto
FONTE
Per musi
DATA DE PUBLICAÇÃO
2013-12
RESUMO
As metodologias tradicionais do ensino de harmonia no jazz e outras músicas populares geralmente visam fornecer recursos para uma prática de improvisação, cuja abordagem é apenas homofônica. Propomos uma revisão e adaptação da teoria de harmonia tonal de SCHOENBERG (1999, 2004) como ferramenta de análise, realização e composição, a partir da lead sheet. Neste artigo de amplo escopo, (1) Conceitos Tonais (Monotonalidade, Movimento das Fundamentais, Notas Substitutas/Substituição, Transformação dos Acordes, Regiões e suas relações), (2) Funções Tonais (Geral, Específica e de Acordes Vagantes¹/de Função Múltipla) e (3) Contextos Tonais (Permutabilidade Maior-Menor, Enriquecimento da Cadência, Tonalidade Expandida, Tonalidade Flutuante, Tonalidade Suspensa) da análise harmônica tonal schoenberguiana são adaptados e explorados utilizando simbologias, teorias e práticas da música popular, e ilustrados com exemplos de duas canções instrumentais do Calendário do Som de Hermeto Pascoal: 9 de agosto de 1996 (PASCOAL, 2000a) e 14 de novembro de 1996 (PASCOAL, 2000b).
ASSUNTO(S)
teoria tonal de arnold schoenberg harmonia de hermeto pascoal música popular brasileira realização de lead sheet
Documentos Relacionados
- Variação Progressiva de Schoenberg em Hermeto Pascoal: análise e realização de duas lead sheets do Calendário do som
- Análise e realização de 4 leadsheets do Calendário do Som de Hermeto Pascoal segundo os conceitos harmônicos de Arnold Schoenberg: uma abordagem do calendário do som segundo os conceitos harmônicos de Schoenberg
- Sobre harmonia: uma proposta de perfil conceitual
- Proposta de uma arquitetura de controle híbrida fuzzy-pid para a realização de manobras em vants
- PLEX MPLS : analise, projeto e implementação de uma plataforma para experimentos com MPLS com suporte a QoS