A formação em pesquisa no exercício da docência universitária: concepção de professores. / The research training in university teaching practice: development of teachers.

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

27/04/2012

RESUMO

Trata da formação em pesquisa no exercício da docência do professor universitário‟. A proposta teve como objetivo central analisar as concepções dos professores sobre as contribuições das vivências em pesquisa, para a sua formação e prática profissional. De modo específico, buscou: identificar professores do curso de licenciatura em Pedagogia da UECE por grupos de titulação e características de vivência em pesquisa; conhecer o perfil social, profissional e de formação destes professores, com vivência em pesquisa; verificar junto a esse grupo de professores da Pedagogia que contribuições a vivência em pesquisa trouxe para sua prática profissional; e mapear estas contribuições nas instâncias de graduação e pós-graduação na Universidade. Trata-se de uma pesquisa apoiada na abordagem qualitativa, com utilização do método estudo de caso, que se realizou com a participação de 19 professores mestres e doutores do curso de Licenciatura em Pedagogia da UECE. Para obtenção dos dados que atenderam ao objetivo da investigação, foram utilizados como instrumentos o questionário e a entrevista. A análise do material coletado foi categorizada por temáticas relevantes ao estudo e contou com o software de análise de dados qualitativos N Vivo 9‟. A análise do material revelou um grupo em sua maioria de professores efetivos (14), com grande parte (13) com doutorado e vinculados a atividades de pesquisa. As principais contribuições que a formação em pesquisa na graduação e na pós-graduação possibilitou aos professores está relacionada à aquisição de conhecimentos; capacidade de compreensão e elaboração de textos científicos; desenvolvimento de uma atitude investigativa; domínios de escrita e leitura; autonomia; atitudes críticas e reflexivas; e ingresso no ensino superior. O estudo mostrou pela fala dos professores que os alunos bolsistas são destaques em sala de aula e trazem contribuições preciosas para a ação do docente. A quantidade limitada de bolsas de iniciação científica, a falta de tempo, incentivo e compromissos de ordem pessoal, são dificuldades relatadas pelos professores para a realização de pesquisas. As contribuições que a vivência em pesquisa trouxe para a prática dos docentes investigados revelaram um amadurecimento advindo dessa trajetória. As principais contribuições foram: aprofundamento teórico; socialização de saberes; aprimoramento nas intervenções pedagógicas; e publicações em parceria com os pares. A vivência em pesquisa‟, desde a formação inicial, dando seguimento na formação continuada atrelada a atividades de pesquisa em projetos e grupos de pesquisa, favorecem um conjunto de benefícios para a profissão e prática docentes.

ASSUNTO(S)

professor pesquisador ensino com pesquisa vivência em pesquisa educacao teacher researcher teaching with research experience in research

Documentos Relacionados