A FORMAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA E AS PRÁTICAS DE INTEGRALIDADE DO CUIDADO NA SAÚDE COLETIVA. / TRAINING IN PHYSICAL EDUCATION AND PRACTICE IN HEALTH CARE ENTIRE COLLECTIVE.

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

16/05/2012

RESUMO

A formação em educação física vem acompanhando e adequando-se à lógica de mercado, formando profissionais que atendam a uma diversidade de intervenções, tanto na área escolar como na área da saúde. O presente trabalho analisou a contribuição da formação em educação física para a atuação dos profissionais em relação às práticas de integralidade do cuidado na Saúde Coletiva, por meio da análise da matriz curricular e ementas de uma instituição de ensino superior, da percepção dos profissionais da área e da nova conformação da atual matriz curricular dos cursos de educação física. Trata-se de um estudo descritivo, de natureza qualitativa, no qual foram analisadas a matriz curricular, as ementas de um dos cursos de educação física que dispõem de turmas formadas atuando no mercado de trabalho e um instrumento misto de coleta de dados aplicado a profissionais de educação física que trabalham na atenção à saúde coletiva, nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), Academia da Cidade e na Gestão. Os resultados evidenciam que a formação do profissional ocorria de maneira técnico-esportiva, através de uma estrutura curricular fragmentada, que valorizava as disciplinas de cunho biológico em detrimento das disciplinas voltadas para as Ciências Humanas. As ações desenvolvidas pelos profissionais e ex-profissionais da Academia da Cidade referem-se à prática de atividades físicas com grupos de idosos, obesos, hipertensos e diabéticos, com dificuldade, e até mesmo, desconhecimento no que se refere à realização de articulação em rede e planejamento das ações. Os profissionais de CAPS realizam práticas corporais e atividades relacionadas ao processo de trabalho do serviço junto a usuários de saúde mental, familiares, profissionais e alguns realizam planejamento e articulações em rede. Os profissionais da Gestão relataram desenvolver ações na esfera da gestão em políticas públicas, fazendo supervisão, planejamento, apoio institucional, articulação, monitoramento e avaliação dos serviços de saúde mental junto aos trabalhadores da área. Percebe-se que as ações dos profissionais da Academia da Cidade relacionam-se às atividades nucleares pautadas na formação específica obtida em educação física, com base em um modelo tecnicista e biomédico para a prática de atividades físicas. Observa-se que as práticas corporais, desenvolvidas pelos profissionais de CAPS, adaptam-se às necessidades dos usuários e ao processo de trabalho e de cuidado do serviço e, as ações realizadas na esfera da gestão ampliam o campo de conhecimento e de intervenção do profissional, porém pouco utilizam do saber nuclear da educação física. Desta forma,apesar do caráter dominante do modelo biomédico, tanto na formação como na atuação dos profissionais, a formação em educação física, com o desenvolvimento dos currículos, contribui indiretamente para a atuação dos mesmos na Saúde Coletiva.

ASSUNTO(S)

integralidade formação educação física saúde coletiva ciencias da saude completeness formation physical education public health

Documentos Relacionados