A experiência interior como experiência de ator
AUTOR(ES)
Bident, Christophe
FONTE
Alea
DATA DE PUBLICAÇÃO
2013-12
RESUMO
Trata-se de voltar, com Georges Bataille, a um dos dramas mais excessivos e mais impossíveis de representar de A formação do ator, de Stanislavski: a cena chamada de "o dinheiro queimado". Se Tortsov, o mestre desse ensaio teatral que assume a forma de uma narrativa de formação, não cessa de fazer seus jovens atores repetirem essa cena, ao ponto de ela tornar-se um dos leitmotiven maiores do livro, é porque Stanislavski vê nela um limite para o mimodrama e o melodrama cujo domínio é necessário à atuação moderna do ator. Essa cena age como um episódio crítico do acontecimento da "encenação". Pode-se lê-la como uma "experiência interior", o que permite precisar a um só tempo a filosofia singular de Stanislavski e o "método de dramatização" de Bataille.
ASSUNTO(S)
bataille stanislavski experiência interior dramatização teatro encenação representação do ator
Documentos Relacionados
- A máscara como segunda natureza do ator: o treinamento do ator como uma técnica em ação
- Ator &alma : a morte como metodo
- Preparação corporal do ator para o teatro de animação : uma experiência
- A arte de não interpretar como poesia corporea do ator
- Assistência domiciliar: a experiência de um hospital privado do interior paulista