A escola como espaço de convivência: a prevenção e a redução do bulismo escolar / The school as space of coexistence: the prevention and the reduction of school bullying

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2007

RESUMO

No presente estudo, investigamos o fenômeno da violência, implícito nas relações entre os estudantes, como um dos fatores que interferem significativamente no desenvolvimento social, emocional e intelectual de crianças e jovens. Os objetivos deste estudo foram caracterizar os instrumentos pedagógicos e normativos de uma escola pública da Diretoria de Ensino de Birigui SP e identificar as estratégias e práticas educativas de intervenção utilizadas por gestores e professores na prevenção e redução do bulismo escolar. Dentro de uma abordagem de pesquisa qualitativa, foi realizado um estudo de caso de caráter instrumental. Para o levantamento dos dados, foram analisados três documentos da escola - o Plano de Gestão, a Proposta Pedagógica e o Regimento Escolar realizadas entrevistas individuais semi-estruturadas de gestores e professores. Os dados foram analisados, categorizados e apresentados com a finalidade de explicitar as intenções e práticas utilizadas por gestores e professores, com base nos documentos pedagógicos e normativos que as sustentam. Constatamos que os gestores reconhecem o fenômeno do bulismo no contexto escolar e têm utilizado práticas de intervenção para enfrentar esse problema de violência, mas precisam constantemente orientar os professores na sua prevenção e redução. Os professores possuem conhecimentos específicos sobre esta forma de violência. Percebem o bulismo como prática agressiva que necessita de intervenção. Procuram intervir para superá-la, mas necessitam de apoio pedagógico e extra-escolar para serem mais efetivos nessa ação. As estratégias utilizadas estão alicerçadas na conscientização dos alunos em relação à sua conduta transgressora e na intervenção imediata nos conflitos interpessoais. Entretanto alguns professores sentem dificuldade em lidar com situações de bulismo mais complexas. Por este estudo, é possível afirmar que é necessário um trabalho articulado entre a equipe gestora e o corpo docente para prevenirem e reduzirem o bulismo no contexto escolar. Além disso, pode-se ainda afirmar que a intervenção do adulto-educador é condição essencial para a superação do bulismo escolar.

ASSUNTO(S)

comportamento de desvios estudantes school violence social desviance prevention of the school bullying violência escolar educacao prevenção do bulismo escolar.

Documentos Relacionados