A distribuição espaço-temporal de bugio-ruivo (Alouatta clamitans) (Primates, Atelidae) em gradiente urbano-rural no sul do Brasil / Spatio-temporal distribution of the brown howler monkey (Alouatta clamitans) (Primates, Atelidae) in an urban-natural gradient in southern Brazil

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

02/02/2012

RESUMO

As características de fragmentos florestais e seu contexto podem contribuir para a manutenção de populações de primatas, assim como mudanças na paisagem ao longo do tempo podem alterar sua distribuição. O objetivo deste trabalho é identificar se características de fragmentos florestais e seu contexto na paisagem são determinantes na distribuição de Alouatta clamitans bem como relacionar padrões de mudanças na paisagem ao longo do tempo com a distribuição da espécie, em uma grande cidade no sul do Brasil (Porto Alegre, RS). Dados de presença e ausência da espécie foram obtidos na região de estudo em quadrículas de 25 ha. Os dados de quadrículas foram convertidos para presença/ausência de bugios nos fragmentos florestais. As variáveis (área, forma, isolamento, antropização, distância de via e de urbanização) foram obtidas por ferramentas de geoprocessamento para os 214 fragmentos. Para a análise da distribuição temporal da espécie, a presença/ausência de bugios em 65 quadrículas foi comparada em dois momentos no tempo (1995 e 2010). Obtivemos variáveis de mudança na paisagem através de ferramentas de geoprocessamento, com base em fotografias aéreas e imagens de satélite. Os fragmentos de mata com bugios são em menor número, mais conectados e estão em contexto menos antropizado. Em 63% das quadrículas houve persistência de bugios, em 3% desaparecimento, em 26% colonização e em 8% manutenção de ausência. As mudanças ocorridas na paisagem não estão diretamente relacionadas com a variação na distribuição da espécie. Os bugios estão distribuídos em boa parte dos remanescentes florestais do município, em fragmentos grandes, conectados e em contexto menos antropizado e se mantém, pelo período de 15 anos, num mosaico de paisagem com fragmentos florestais em contexto predominantemente rural.

ASSUNTO(S)

floresta - conservação ecologia da paisagem fragmentação florestal forest ladscape ecology urban ecology forest fragmentation ecologia urbana (biologia)

Documentos Relacionados