A construÃÃo de uma identidade nacional a partir da metadiscursividade em sambas de 1929 a 1945 / The constitution of a national identity on the basis of metadiscursivity in sambas composed between 1929 and 1945
AUTOR(ES)
Aline FabÃola Freitas Mendes
FONTE
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia
DATA DE PUBLICAÇÃO
30/04/2010
RESUMO
Nesse estudo, investigamos de que forma se configura a construÃÃo do fazer metadiscursivo frente à constituiÃÃo de uma identidade nacional em sambas produzidos no perÃodo compreendido entre 1929 e 1945. A escolha do corpus justifica-se pelo expressivo uso do recurso da metadiscursividade pelos sujeitos discursivos dos sambas em anÃlise, alÃm de ser esse momento marcado por uma expressiva mobilizaÃÃo para se construir uma naÃÃo essencialmente brasileira. A pesquisa à dirigida sob a perspectiva da AnÃlise do Discurso, mais especificamente, a de linha francesa orientada por Dominique Maingueneau. Para abordar a metadiscursividade na canÃÃo, lanÃamos mÃo dos estudos de Bezerra (2005), Carlos (2007), Conforte (2007) e Costa (2009). A partir desses autores, pudemos propor a articulaÃÃo entre os investimentos discursivos desenvolvidos por Maingueneau (1997; 2001; 2002; 2008a; 2008b) â cenografia, gÃnero do discurso, cÃdigo de linguagem e ethos â e as diversas formas autorreferenciais utilizadas pelo enunciador para comentar a linguagem. Dessa forma, pensamos a manifestaÃÃo da metadiscursividade a partir de quatro for-mas: I â o enunciador constrÃi cenografias que acionam o discurso do qual participa (me-tadiscursividade cenogrÃfica); II â o gÃnero do discurso ou seu(s) gÃnero(s) musical(is) à foco de um movimento autorreferencial (metadiscursividade genÃrica); III â o enuncia-dor articula uma aÃÃo de automenÃÃo em torno da explicitaÃÃo do como enunciar, apresen-tando, portanto, comentÃrios em torno do carÃter, da corporalidade ou da voz, constituintes da instÃncia discursiva ethos (metadiscursividade Ãtica); e IV â o enunciador lanÃa mÃo do cÃdigo de linguagem para refletir sobre o cÃdigo de linguagem (metadiscursividade linguÃstica). ApÃs a anÃlise, concluÃmos que a metadiscursividade cenogrÃfica possibilitou a construÃÃo de pretensos sÃmbolos de brasilidade; a metadiscursividade genÃrica favoreceu a fixaÃÃo do gÃnero musical samba; a metadiscursividade Ãtica serviu à afirmaÃÃo de um determinado modo brasileiro de enunciar; e, por fim, a metadiscursividade linguÃstica proporcionou a atribuiÃÃo de um carÃter nacional à lÃngua falada no Brasil. Com isso, percebemos que os enunciadores dos sambas em anÃlise fazem uso de recursos metadiscursi-vos para se constituÃrem, construindo uma identidade nacional que, direta ou indiretamente, se relaciona ao universo literomusical.
ASSUNTO(S)
linguistica metadiscursividade identidade nacional investimentos discursivos samba metadiscursivity national identity discursive investments samba samba - brasil - histÃria e crÃtica - 1929-1945 canÃÃes - brasil - histÃria e crÃtica - 1929-1945 anÃlise do discurso caracterÃsticas nacionais
ACESSO AO ARTIGO
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=5953Documentos Relacionados
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