Percepção da Aids pelos profissionais da saúde que vivenciaram a epidemia durante o cuidado prestado às pessoas com a doença, em Florianópolis (SC), Brasil (1986-2006)

AUTOR(ES)
FONTE

Ciênc. saúde coletiva

DATA DE PUBLICAÇÃO

2014-06

RESUMO

O presente trabalho tem como objetivo conhecer como os profissionais da saúde de um Hospital Referência em doenças infectocontagiosas vivenciaram a epidemia da Aids, durante o cuidado prestado às pessoas com a doença, no período de 1986-2006. Estudo qualitativo com perspectiva sócio-histórica que utilizou a História Oral para coleta de dados com 23 trabalhadores da saúde. A partir da análise de Conteúdo emergiram tais categorias: Mudança do perfil da epidemia da Aids; Melhoria da assistência às pessoas com HIV/Aids; e, Melhoria das condições de trabalho. Os profissionais da saúde que vivenciaram a epidemia durante o cuidado às pessoas com a doença percebem o quanto que as políticas públicas acerca da Aids, com seus avanços e pesquisas, culminaram na consolidação de diversas leis, programas e coordenações de saúde, voltadas tanto à melhoria dos serviços, assistência às pessoas com a doença, quanto a conquista para um ambiente de trabalho mais seguro e menos desgastante.

ASSUNTO(S)

políticas públicas de saúde síndrome da imunodeficiência adquirida assistência à saúde profissionais da saúde saúde do trabalhador

Documentos Relacionados