Aprendizagem Inteligencia Artificial
Mostrando 1-12 de 114 artigos, teses e dissertações.
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1. Ethical Issues of Digital Transformation
Resumo Questões éticas estão implicadas no uso crescente de tecnologias emergentes pelas organizações. Recentemente, diversos fóruns empresariais e pesquisas acadêmicas vêm explorando as relações entre ética e transformação digital, uma vez que as tecnologias digitais são cruciais para a chamada Quarta Revolução Industrial, que faz o uso comb
Organizações & Sociedade. Publicado em: 2022
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2. O fim do trabalho. Entre a distopia e a emancipação
RESUMO O fim dos empregos é anunciado como tendência incontornável ao menos desde o século XIX. A previsão e suas consequências ocuparam algumas das melhores mentes do pensamento social desde então. A revolução digital trouxe novo alento a essa profecia. Este artigo procura mostrar que, embora as formas mais avançadas da revolução digital (a Inte
Estud. av.. Publicado em: 2021-04
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3. Planejamento instrucional automatizado em aprendizagem colaborativa com suporte computacional utilizando planejamento hierárquico / Automated instructional design in computer-supported collaborative learning using hierarchical planning
Em Aprendizagem Colaborativa com Suporte Computacional (ACSC), o planejamento instrucional consiste em obter uma sequência de interações instrucionais que definem o conteúdo instrucional como a representação do que deve ser ensinado e da forma em que os participantes devem interagir, denominada informação de planejamento instrucional. O desenvolvimen
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 11/09/2012
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4. Sim-colmeia: environment simulation of the dynamics of a hive for teaching biology / Sim-Colmeia: ambiente de simulação da dinâmica de uma colmeia para o ensino de Biologia
As ferramentas computacionais estão apoiando, de maneira crescente, o processo de ensino e aprendizagem em diversas áreas. Elas aumentam as possibilidades do docente para ministrar um conteúdo e interagir com seus alunos. Neste grupo de ferramentas estão as simulações baseadas em sistemas multiagentes. Neste contexto, este trabalho tem como objetivo ap
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 30/08/2012
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5. Proposta de ontologia para busca de objetos de aprendizagem / Proposed ontology for search of learning objects
O computador tem provocado uma revolução na educação, trazendo para professores e alunos novas técnicas de ensino-aprendizagem. Dentre estas podem ser citados os Objetos de Aprendizagem (OAs) que possuem como principal característica a reusabilidade. No entanto, os sistemas de e-learning baseados em OA não são ainda preparados suficientemente para at
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 21/08/2012
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6. Um modelo semântico de busca e recuperação de jogos educacionais para ambientes virtuais de aprendizagem
Jogos educacionais tem atraído a atenção de professores interessados em motivar, de forma lúdica e descontraída, os aprendizes durante a realização de atividades de aprendizagem (AAs). Apesar dos benefícios que o uso planejado de jogos pode agregar ao processo de aprendizagem, via de regra, o professor não é um especialista em jogos e na maioria da
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 06/07/2012
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7. Detecção de contradições em um sistema de aprendizado sem fim
O NELL (Never Ending Language Learning) é um sistema que busca aprender de uma maneira contínua, extraindo informação estruturada de páginas web desestruturadas utilizando o paradigma de aprendizagem semissupervisionado como um de seus princípios básicos. O Read the Web (RTW) é o projeto no qual o sistema NELL se insere. Atualmente o NELL possui cinc
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 29/06/2012
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8. Aprendizado por reforço acelerado por transferência de aprendizado baseado em casos
O aprendizado por reforço é uma técnica muito conhecida para a solução de problemas quando o agente precisa atuar com sucesso em um local desconhecido por meio de tentativa e erro. Porem, ela não é eficiente o bastante para ser usada em aplicações com exigências do mundo real devido ao tempo que o agente precisa para o aprendizado. Este trabalho pr
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 06/06/2012
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9. Abordagens baseadas em autômatos celulares síncronos para o escalonamento estático de tarefas em multiprocessadores
O problema de escalonamento estático de tarefas computacionais (PEET) em uma arquitetura multiprocessada consiste em alocar tarefas que compõem um programa paralelo entre os nós de uma arquitetura com múltiplos processadores. Uma solução ótima de uma instância do PEET é tal que as restrições de precedência entre as tarefas sejam atendidas e o tem
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 28/02/2012
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10. Uma arquitetura híbrida aplicada em problemas de aprendizagem por reforço / A hybrid architecture to address reinforcement learning problems
With the evergrowing use of cognitive systems in various applications, it has been created a high expectation and a large demand for machines more and more autonomous, intelligent and creative in real world problem solving. In several cases, the challenges ask for high adaptive and learning capability. This work deals with the concepts of reinforcement learn
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 07/02/2012
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11. Enhancing affective communication in embodied conversational agents through personality-based hidden conversational goals
Embodied Conversational Agents (ECAs) are intelligent software entities with an embodiment used to communicate with users, using natural language. Their purpose is to exhibit the same properties as humans in face-to-face conversation, including the ability to produce and respond to verbal and nonverbal communication. Researchers in the field of ECAs try to c
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 2012
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12. Metodologia para o desenvolvimento de ambientes de realidade virtual adaptativos / A methodology for development of adaptive virtual reality environments
A Realidade Virtual (RV) em sua natureza tem como fator motivante realçar a interação e propiciar a evolução dos Ambientes Virtuais (AV), bem como estabelecer e expressar o diálogo entre os usuários de forma atrativa, nas mais diversas ambiências informacionais. Sendo considerada como a interface mais avançada e interativa, na qual possibilita apres
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 14/12/2011