Adaptacoes Para O Cinema Teses
Mostrando 1-12 de 13 artigos, teses e dissertações.
-
1. Editorial
Publicado em: 2010
-
2. A imagem pelas palavras: o processo narrativo de Luiz Vilela e seu desdobramento hipertextual no cinema e na televisão
A literatura e o cinema foram sempre objetos de comparação. As teorias sobre adaptação, durante muito tempo, basearam-se num estudo unidirecional, privilegiando o literário em detrimento do cinematográfico. O critério para análise da qualidade da obra audiovisual era sua fidelidade à literatura na qual se inspirava. Na sociedade atual, essa questão
Publicado em: 2010
-
3. Noites brancas de "Luchino Visconti" : uma tradução cinematográfica: Noites brancas de Luchino Visconti
Questo studio cerca le soluzione trovate per Luchino Visconti ed i suoi collaboratori nei proccessi di traduzione dalla literatura al cinema nel film Le Notti Bianche (1957), attraverso l aproccio tra il racconto omonimo di Fiodor Dostoievski, la sceneggiatura di Luchino Visconti e Suso Cecchi d Amico, e il lungometraggio, con la fine di dare un altra interp
Publicado em: 2009
-
4. Urdidura fílmica na trama literária :: os romances de Chico Buarque e as adaptações cinematográficas de "Estorvo" e "Benjamim"
Os desdobramentos da obra de Chico Buarque evidenciam sua vasta experiência com diversas manifestações artísticas: música, teatro e ficção. Sua obra ficcional exibe um entrelaçamento de diversas mídias, artísticas e não-artísticas, dentre as quais a TV, a fotografia, a música e especialmente o cinema, revelando uma linguagem fortemente cinematog
Publicado em: 2008
-
5. A adaptação fílmica e as três dimensões da tradução intersemiótica: a representação dos Evangelhos no filme "A Paixão de Cristo"
Esta pesquisa tem como objetivo analisar a representação dos Evangelhos no filme "A Paixão de Cristo", de Mel Gibson. Para tanto, o estudo sustenta-se sobre a semiótica de Charles Sanders Peirce, observando-se três dimensões da adaptação fílmica: estérica, transpositiva e contextual. Atentando-se às semioses que se desenvolvem entre o texto escrit
Publicado em: 2008
-
6. Em cartaz, Chico Buarque: a adaptação do romance Benjamim para o cinema
A versão da cineaSta Monique Gardenberg do romance de Benjamim, de Chico Buarque, leva às telas a narrativa do ex-modelo fotográfico fundida em dois tempos e entre personagens: Castana Beatriz, nos anos 1960, e Ariela Masé, nos últimos anos da década de 1980. À luz de contemporâneas teorias - de adaptação fílmica, de Brian McFarlane, e das transte
Publicado em: 2007
-
7. Cinema e vídeo na obra de Guimarães Rosa: uma análise intersemiótica de "Cara-de-Bronze" e "Famigerado"
Análise das transposições realizadas, para o vídeo e para o cinema, do conto "Famigerado", de Guimarães Rosa, além da análise da narrativa "Cara-de-Bronze" enquanto texto transemiótico. Para este estudo foram utilizados, sobretudo, os conceitos de transcriação, de Haroldo de Campos, e de transtexutalidade, de Gerard Genette. Também foi feito um la
Publicado em: 2007
-
8. Utopia Selvagem, de Darcy Ribeiro e A Idade da Terra, de Glauber Rocha: o visível, as vozes e a antropofagia
Essa dissertação tem por objetivo estudar a interlocução entre Glauber Rocha e Darcy Ribeiro, a partir do visível, das vozes, da antropofagia em Utopia Selvagem: saudades da inocência perdida, uma fábula, do roteiro de Idade da Terra e o respectivo filme. Para isso, esse texto será composto por três capítulos.O primeiro fará aproximação entre a
Publicado em: 2007
-
9. Escrever com a câmera: cinema e literatura na obra de Jean-Luc Godard
Esta tese pretende mostrar que, ao produzir sua obra cinematográfica, Jean-Luc Godard realizou, concomitantemente, uma obra literária. Para isso, foram estudadas teoricamente três diferentes modulações do literário no cinema godardiano: a adaptação como tradução intersemiótica, a literatura como intertexto, citação, plágio, dialogismo, polifoni
Publicado em: 2007
-
10. Transtextualidade e dialogismo em Admirável Mundo Novo e Matrix
A adaptação fílmica tem encontrado na literatura sua parceria mais bem sucedida.Seu estudo, no entanto, durante décadas, se restringiu à análise essencialista acerca das especialidades de cada meio. Atualmente, a obra de Robert Stam, discutindo a teoria de transtextualidade delineada por Gérard Genette, oferece uma proposta diferente, ao abordar as po
Publicado em: 2007
-
11. Art and new media: Vermeer s work under different semiotic sistems
O século XX foi responsável pelo retorno das artes visuais, especialmente depois do advento do cinema que passa a emprestar técnicas para a literatura. Este retorno é ilustrado pelas traduções intersemióticas de Moça com Brinco de Pérola, uma vez que um filme britânico independente chama a atenção do público geral para um retrato feito no sécul
Publicado em: 2007
-
12. Bufo &Spallanzani diálogo: literatura e cinema
Esta pesquisa propõe uma análise do filme Bufo &Spallanzani (2001), de Flávio Tambellini, com o objetivo de investigar como se dá o diálogo entre o livro e sua adaptação fílmica. O fio condutor deste estudo doi o caráter auto-reflexivo do gênero policial e sua influência na construção de uma narrativa metaficcional, seja literária ou fílmica.
Publicado em: 2007